Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Reflexões pré internação

"Já aprendi não olhar para trás e confiar no meu caminho a partir daqui. 
Mesmo que a estrada  seja perigosa e tão incerta... não me diga que chegou no fim!
Sou refém de uma simples decisão, que dilacera o coração.

Use seu coração como uma lança, pois um dia terá orgulho de dizer que lutou!
Preserve o que você avista, conserve o que você gosta, não seja pessimista se não a vida encosta.
Não seja um egoísta, não erre com quem se importa, não abaixe a cabeça se o não for a resposta."
Dr. Caligari (part. Terra Preta) - Não me diga que chegou no fim


Certas coisas na vida só aprendemos com a dor. Claro que o amor também ensina... o amor constrói! Mas, as vezes, precisamos desconstruir para entender melhor e assim aprendi muitas coisas no período pré internação para operar.

Sem conseguir subir minha rua sem ficar ofegante, sem conseguir me alimentar direito e perdendo 15kg, não conseguindo entender direito o que viria pela frente e precisando ficar (ou ao menos me mostrar) firme em casa, passei por volta de um mês de muita reflexão. 

Afinal, por que nos desgastamos tanto em trabalhos que não nos reconhecem? Por que afirmar que "preciso de todo meu salário (e muito mais)" se grande parte, para alguns, é só para suprir necessidades superficiais como festas, consumo desenfreado, vícios etc? Todos temos sim que nos divertir... é o mínimo. Trabalhar para viver e não viver para trabalhar. Porém, quando se perde quase tudo e volta-se a depender dos familiares aos vinte e quatro anos de idade, percebemos que nossa qualidade de vida deve estar acima de tudo.

Claro que é fácil falar isso agora e entendo a real necessidade de alguns. Porém adotei a ideologia de me colocar acima de coisas como trabalho e obrigações. Temos que nos amar e se tiver que escolher um emprego com uma remuneração menor, mas mais recompensador e saudável, escolha! Dinheiro é ótimo e esse papo de que ele não trás felicidade é balela. Ele trás sim. Mas com toda certeza, ele ajuda, mas não compra saúde nem amor. E na minha humilde opinião, a balança esta toda para o amor e saúde...

As vezes me via quase caindo na depressão. Com vinte e poucos anos, sem poupança, sem carro, sem casa própria... totalmente alheio ao padrão esperado e que tanto lutei para estar. Quem nasce pobre tem que vir com gana, pois já estamos em desvantagem. A vida não é corrida, nem campeonato... mas temos que trilhar nossa história e sem condições básicas fica muito mais difícil. Batalhei muito para não me enquadrar no padrão assalariado-infeliz e não permanecer na inércia do "está bom assim, não vou arriscar".

Graças ao apoio dos meus pais, pude me dedicar aos estudos. E tenho plena certeza que o que muda uma nação é a educação. Tive que correr atrás de uma bolsa para conseguir me graduar. Para me especializar fora do Brasil, também. Fui muito abençoado e me orgulho da minha dedicação. De certa forma acredita que poderia conseguir o que quisesse se mantivesse a gana de vencer. Mas... e agora?

Como seria se meu tumor espalhasse? Como encarar as férias forçadas, logo no momento que me sentia no auge? E se algo desse errado, como ficaria minha mãe? Minha família? Nunca a palavra morte passou pela minha cabeça como uma possibilidade real. E realmente não consigo responder essas dúvidas. Dias era otimista, dias pessimista. Mas botei na cabeça que só as coisas boas sairiam da minha boca. Lei da atração... eu queria viver! E quem luta por isso sabe que tudo mais parece pequeno.

Fui muito incentivado por familiares, amigos, namorada, conhecidos... Recebi uma força incrível e esse apoio me fortaleceu muito. Tinha a certeza que Deus estava do meu lado e comecei a contagem regressiva para internar, logo após confirmarem que seria dia 25/03/2012.

Era a hora da verdade. Nada mais importava, apenas que a operação fosse bem sucedida e o tumor totalmente retirado sem se espalhar. Não pensava na dor, não pensava nos cuidados pós operatório... só queria vida nova!

Dentre as pessoas que conversei antes de internar, alguns receios surgiram. Muitos irão contar casos de pessoas que o médico abriu e simplesmente fechou, devido a extensão do tumor. Vão lhe contar casos de falecidos, de erros médicos... tudo! Por favor, filtrem toda e qualquer coisa que possa lhe perturbar.
Num momento desse, precisamos estar focados. 

Em momento algum me questionei "Por que eu, Deus?". Assumi esse processo como uma missão. Longe de ser um mártir. Queria apenas viver e, dali pra frente, ser exemplo para outros jovens que passarem por um momento tão delicado. Não por achar bonito... mas por sentir falta de alguém nessa posição para me ajudar, alguém que tenha passado por isso e me contasse tudo.

Na verdade tive dois exemplos próximos, que me trouxeram luz e esperança. Guilherme do Segue-me e Rebeca. O primeiro, enfrentou essa barra aos dez anos. Leucemia, se não me engano, e diversas sessões de Quimioterapia. Mas o tratamento mudou muito e o meu seria diferente... precisava entender pelo que passaria. Só que mesmo com uma doença diferença, sua história me dava força. Já a Rebeca teve um tumor no cérebro e uma cirurgia hiper arriscada era necessária. Lembro-me de quando raspou a cabeça e seu namorado, meu grande amigo Rodrigo -que na época tinha cabelo longo; também raspou. Foi emocionante... e gratificante demais o resultado. Mesmo distante, torci muito por ela e mais pra frente contarei a emoção no dia em que ela me visitou no hospital. Embora tenham sido fundamentais pela força que me deram, faltava alguém que tivesse passado exatamente pelo mesmo problema.

Recentemente, com o blog, também pude conhecer a história da, agora, minha prima Débora. São pessoas que a história me trás a certeza que tudo é possível. E guardar minha história seria egoísmo também. Alguém... alguém que esteja passando por isso irá conhecer esse endereço, essa história. E talvez uma semelhança, uma palavra ou uma música ajude essa pessoa a se fortificar para enfrentar sua batalha. Quero ver vencedores, vida nova a nós!

Pós blog já tive contatos, relatos e histórias que fizeram valer a pena contar minha luta. Tenho planos para juntar esses anjos que passaram na minha vida e fazer acontecer algumas coisas como visitas aos enfermos e ajuda em equipamentos que o SUS não cobre, como a cinta pós operatória que minha namorada me comprou e muitos não tinham condição. Se quisermos uma mudança no mundo, temos que ser essa mudança. Estou cada dia mais firme nessa idéia e conto com vocês!

Hoje apenas relatei as dúvidas e angústias que vivi nesse período. No próximo texto contarei como foi ficar internado, a operação e seus resultados. Mais uma vez, obrigado pela força que vocês vem dado... se os textos demoram a sair, não se preocupem que não abandonei o blog. É que os textos tem que partir da alma, tem que vir a vontade e a inspiração juntas. Escrever por escrever eu nem teria começado.


Dr. Caligari (part. Terra Preta) - Não me diga que chegou no fim

14 comentários:

  1. Você é um guerreiro Felipão! Sua iniciativa de criar esse blog foi muito nobre e tenho certeza que ele ajudará pessoas.

    Desejo tudo de bom pra vc e pra Mi! Aqui é a amiga do Lucas, a Larissa.

    Um abraço e saiba que estou acompanhando e divulgando o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu a força, Lari. Também desejo tudo de melhor do mundo pra ti e toda a turma, vocês são gente boa!

      Beijo e obrigado!

      Excluir
  2. O que vem de você, sempre vem da alma mano!

    ResponderExcluir
  3. E Fe eu ja te admirava muito,agora entao nem se fala, vc realmente e um guerreiro,um vencedor,e tem um coraçao enorme,por isto que vc esta vencendo esta batalha,porque so quem tem DEUS no coraçao consegue superar obstaculos como este e mesmo com as dificuldades do tratamento ,consegue pensar no proximo,vc realmente e um ser humano incrivel,e cada vez mais tenho certesa que vc vai sair desta ,porque pessoas como vc so merecem ser feliz ,parabens FE VC E UM GIGANTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu coração é enorme para caber tantas pessoas especiais como você! E é vocês que me motivam, me tornam grande e me fazem sair dessa... obrigado por tudo, padrinho. Tu nem imagina a consideração, carinho e respeito que tenho pelo senhor.

      Obrigado por tudo MESMO!
      Um grande beijo.

      Excluir
  4. Exatamente essa frase me chamou a atenção: "Fui muito abençoado [ nos estudos ] e me orgulho da minha dedicação."

    Felipe, você tem Força. Use essa Força com a mesma determinação que teve para se graduar para passar pela sua fase. Se resguardar de certas coisas é importantíssimo para te dar gás às que precisam ser feitas. Você tem esse discernimento, precisa colocar ( mais ) em prática.

    Saber quais são as reações do tratamento, embora complicado, nos faz o psicológico se sentir bem. Embora pareça estranho, a gente sabe que nunca tivemos essa dor no corpo mas a gente sabe que é do tratamento. "Nunca fui assim, estou assim por causa do tratamento. Sei que isso vai terminar e estarei bem".

    E ter Fé. Fé de que a coisa vai funcionar. Oras, Cristo andava sobre as águas por Fé pura. A passagem do centurião também é uma clara demonstração de como a Fé pode resolver situações: http://www.youtube.com/watch?v=mgn7E3cSWOk

    Resumindo: um tripé te mantém estável. Fé, psicológico e medicação.

    Vamos em frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Léo, obrigado pelas palavras!

      Realmente preciso colocar mais em prática meu discernimento. Quase invento de ir para a praia final de semana e as chances de voltar pior do que eu iria eram grandes. Mas estou botando mais em prática tudo que me passaram, ando me resguardando mais e tenho certeza que logo passará.

      No atual momento estou na metade do tratamento. Faltam apenas 9 sessões! Agora é contagem regressiva... rs

      Realmente alguns sintomas da quimio assustam um pouco, mas é o que você comentou mesmo. Não SOU assim... ESTOU assim e isso é temporário.

      Comentei sobre esse tripé com alguns amigos e todos concordaram que isso sintetiza tudo que preciso para sair dessa. Não tinha pensado por esse lado, mas você tem razão nisso!

      Vamos em frente sim! E com essa força de vocês é muito mais fácil!
      Obrigado Léo!

      Excluir
  5. Fê, Que orgulho de vc!
    Como fico feliz ao ler suas palavras....sem dúvida nos fortifica de uma maneira inexplicável.
    Cada caso é um caso. Mas a doença é a mesma...e SIM ....EXISTE CURA!!!! E te garanto que mmetade dela é nossa fé."! A gente sente medo sim...claro;...daí é que vem aquela força que não sabíamos que existira emm nós... O apoio de todos!

    VAMOS EM FRENTE MEU PRIMO!
    GDE BJ!
    DÉBORA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você melhor do que ninguém para falae de cura, né Dé! Passou por cada uma, que quando li me fortifiquei muito também!

      Esse apoio de todos realmente nos foca novamente na cura, em Deus... nos mostra que tudo pode ser superável!

      Vamos em frente, guerreira!
      Beijos, se cuida!

      Excluir
  6. Lipe apenas agora vendo esse blog, pude saber da sua luta, como amigo espero que voce me perdoe, espero que tudo esteja dando certo e concerteza voce será um vencedor, voce sempre foi uma pessoa que adimirei, eu sou apenas um homen limitado más concerteza voce tem fé em Deus e ele está com voce nessa luta em breve quero te fazer uma visita e marcar aquele churras um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhoninho, meu querido! De maneira alguma você precisa pedir perdão! A correria nos distânciou e o que importa mesmo foram suas palavras de apoio e carinho.

      Sempre te admirei também, por ser aquele cara responsa e gente fina. Estamos juntos, meu caro! Obrigado mesmo pela força... e em breve rolará o fut! A visita é só colar! :D

      Abraços!

      Excluir
  7. Como mãe é muito difícil ler seu blog e não me emocionar e chorar, pois é impossível não me colocar no lugar da sua mãe e imaginar todo o sofrimento, força e fé que ela passa todos os dias. Convivi com uma tia que teve a mesma doença, visitava-a no hospital e em casa e pude aprender muito com ela, e sei de um sentimento que deve passar pela cabeça de todos que passam por isso: dar valor às coisas pequenas e simples da vida. Lembro que ela me falava, quando estava internada, que tinha saudades até de lavar louça, arrumar a casa, passar roupa...coisas que geralmente detestamos e reclamamos todos os dias, sem imaginar como isso pode ser legal. E essa convivência com ela me ensinou algo que pratico hoje na minha vida e levarei pra sempre, aproveitar cada minuto, cada felicidade, cada tristeza, cada amigo, cada familiar, enfim, viver intensamente o hoje, amanhã a gente resolve...por isso que sou meio louquinha, não paro em casa, namoro, vou a balada, vou às casas dos meus amigos mesmo sem ser convidada, faço viagens mesmo contando o dinheirinho suado, acordo todos os dias de bom humor e tento fazer o máximo possível para alegrar todos a minha volta, dando amor e carinho. Falo isso tudo pra você também viver dessa maneira, sei que nossa situação não é a mesma, e concordo quando você disse que amor e saúde são os alicerces da vida, o resto corremos atrás, mas te conheço e tenho certeza que terá força para enfrentar esse período difícil, e que seu anjo está aí do seu lado, sempre te ajudando. Te adoro muito e peço todos os dias que Deus te ajude, te dê força pra em breve poder viver intensamente, como eu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Tia" Cláudia eu nem sei o que responder...

      Incrível como cada um tem sua história, seus sorriso e suas lágrimas, mas o simples fato de compartilharmos nossa experiência pode ajudar e consolar tanto alguém. O que sua tia falava é exatamente o que eu sentia também... falta de ver o sol, de sentir vento no rosto, de dormir sem estar com fios de soro grudado pelo corpo.

      Sem palavras mesmo por tudo que tem falado, feito, compartilhado... como já disse, Deus, família e vocês vem me carregando nessa fase. Sou muito grato mesmo.

      Obrigado pelas orações. Que Deus retribua tudo em dobro e que num futuro não tão distante, possamos voltar a nos ver mais, rir mais, viajar mais e realmente viver intensamente junto com aqueles que amamos!

      Beijo tia, se cuida!

      Excluir